Barcelona vence o Porto e é campeão da Supercopa

Posted on agosto 26, 2011 por

0


No duelo que colocou frente a frente os dois grandes vencedores do futebol europeu na temporada passada, o Barcelona superou o Porto por 2 a 0, nesta sexta-feira, no Estádio Louis II, em Mônaco, e ficou com o título da Supercopa Europeia. Os gols da equipe espanhola foram marcados por Messi e Fábregas.

Assim, o time catalão chega a seu segundo título oficial antes de iniciar a disputa do Campeonato Espanhol. A equipe já havia conquistado a Supercopa da Espanha ao bater o rival Real Madrid.

Barcelona e Porto tiveram uma temporada gloriosa em 2010/2011, já que os espanhóis venceram a Liga dos Campeões e o Campeonato Espanhol, enquanto os portugueses triunfaram na Liga Europa, Campeonato Português, Taça de Portugal e Supertaça de Portugal.

Apesar de ter conquistado mais títulos, o clube português não era favorito para o confronto desta sexta-feira. Mesmo assim, o Porto jogou bem e ofereceu muito perigo ao Barcelona durante a partida, algo difícil de acontecer recentemente. Já o time espanhol soube aproveitar uma falha do adversário para abrir o placar com o argentino Messi e ainda contou com um gol de Fábregas no final do duelo para dar números finais ao marcador.

O jogo

Antes da partida, o treinador do Porto, Vitor Pereira, mostrou respeito ao Barcelona, porém disse que sua equipe jogaria da mesma forma a qual está habituada a jogar (com um ofensivo 4-3-3). E foi assim que os atuais campeões da Liga Europa iniciaram o duelo.

Logo aos 6min, João Moutinho finalizou do bico da área e Victor Valdés se esticou para espalmar à esquerda da meta. Três minutos depois, o Barcelona respondeu: Iniesta fez ótimo passe na área para Pedro, o atacante encobriu o goleiro Helton e a bola saiu rente ao travessão.

Criando algumas chances e pressionando no campo de ataque, o Porto foi melhor nos minutos inicias da partida. O Barcelona, então, equilibrou o duelo e, como de praxe, passou a ter mais posse de bola. Porém, os catalães construíam poucas oportunidades de gol. Em um delas, aos 35min, Xavi chutou forte da entrada da área e Helton espalmou por cima do gol.

Quando o primeiro tempo se encaminhava para um empate por 0 a 0, a defesa do time português se atrapalhou e permitiu que os atuais campeões da Liga dos Campeões abrissem o placar. Aos 38min, Guarín saiu jogando errado no campo de defesa, Messi se aproveitou da falha, driblou Helton e concluiu para as redes.

Após a movimentação no marcador, o duelo passou a ter mais oportunidades de gol na segunda etapa. Ofensivo, o Porto quase marcou em finalização de João Moutinho, que saiu à esquerda do alvo, aos 5min, e em arremate de Hulk, aos 8min, que Valdés espalmou à esquerda do gol.

Um minuto depois, foi a vez do time espanhol atacar: Villa dominou na área, finalizou forte e Helton encaixou. Aos 16min, o Barcelona voltou a legar perigo, quando Messi fez grande passe em profundidade para Pedro, mas o atacante perdeu o controle da bola e Helton afastou o perigo.

Com o passar do tempo, o nível técnico do duelo caiu e as oportunidades de gol se tornaram mais raras. Porém, aos 41min, o time catalão conseguiu definir a vitória. Após passe de Messi na área, Fábregas dominou no peito e, de primeira, chutou para o fundo do gol, para garantir seu segundo título no Barcelona em menos de um mês no clube.

 

 

Posted in: Futebol