Garotada da sub-20 chama atenção de Mano e pode figurar em Londres-2012

Posted on agosto 22, 2011 por

0


Gabriel, Danilo, Dudu, Oscar e Henrique encerram Mundial Sub-20 em alta. Convocado até para a principal, santista é um dos que deve ir às Olimpíadas

Em sua primeira entrevista na Colômbia durante o Mundial Sub-20, antes do jogo do Brasil pelas quartas de final contra a Espanha, Mano Menezes declarou que sua viagem para acompanhar de perto os meninos canarinhos não se tratava de uma prova de fogo. Longe disso. Técnico da equipe principal, ele fez questão de ratificar o bom relacionamento com as categorias de base, embora preferisse não entrar em detalhes quando perguntado sobre quem dali poderia figurar nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Ao fim do Mundial, conquistado pela seleção no último sábado, e a mais uma visita ilustre do treinador, no entanto, alguns campeões surgem como candidatos a fazerem companhia a Neymar, Lucas, Ganso & Cia. na competição mais importante para o Brasil até a próxima Copa do Mundo.

Presença constante nas convocações para a Seleção, o trio está praticamente garantido para liderar a missão de conquistar a inédita medalha de ouro na Inglaterra. O volante Sandro e o atacante Alexandre Pato também são outros que só não estarão na lista por problemas de lesão ou extracampo. Mas ainda restam muitas vagas no grupo de 18 atletas – e que, pelo desempenho apresentado na Colômbia, poderiam ser dedicadas aos comandados do técnico Ney Franco.

Cinco em alta

Apesar de terem apenas entre 19 e 21 anos durante os Jogos Olímpicos e as regras permitirem a utilização de três jogadores acima dos 23, o talento de nomes como o goleiro Gabriel, o lateral-direito Danilo, os meias Dudu e Oscar e o atacante Henrique falaria mais alto. Os cinco encerraram o Mundial Sub-20 em alta e mostraram potencial, ao menos na competição, de que têm condições de seguirem vestindo a amarelinha.

Quem mais impressionou foi Henrique. Autor de cinco gols e três assistências, o jogador recebeu a Chuteira e a Bola de Ouro diretamente das mãos do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, após a decisão contra Portugal, vencida por 3 a 2. Decisivo ao marcar os três gols da final, Oscar é outro bem cotado, também por suas restantes boas atuações, assim como Gabriel e Dudu.

O grande favorito a estar presente em Londres, porém, é Danilo. Ele foi chamado por Mano para o amistoso da Seleção principal diante de Gana em setembro. Antes mesmo de enfrentar os portugueses, no último sábado, e tem a favor o fato de atuar também no meio-campo. A partir de janeiro, ele jogará pelo Porto, onde também ganhará experiência internacional ou a chamada “cancha”, como Ney Franco gosta de frisar.

– Esse é o objetivo, é o reconhecimento de todo um trabalho, de todo o esforço que tive. Mas como falei, o principal não é ser chamado, e sim se manter na Seleção Brasileira – disse Danilo.

Futuro decisivo

Até agosto do ano que vem, o desempenho dos jogadores por seus clubes deverá ser fundamental para Mano sanar todas as dúvidas restantes. Essa é a preocupação, por exemplo, do volante Fernando, do zagueiro e capitão Bruno Uvini e de Dudu, que ainda almeja participar dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em outubro, muito provavelmente sob o comando de Ney Franco.

– Pude entrar muito bem nesse Mundial, consegui ajudar o Brasil a sair vencedor e isso é algo muito satisfatório. Agora espero voltar ao Cruzeiro, fazer os mesmos gols, dar as mesmas assistências, porque se eu estiver bem o Papai Ney vai me ver – afirmou o cruzeirense Dudu.

dudu brasil sub 20 gol arábia saúdita (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

Dudu espera que o “Papai Ney” o veja mais vezes em ação pelo Cruzeiro

Posted in: Futebol